Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários: entenda como funciona o IFIX 

11/05/2022min de leitura

Investir no mercado imobiliário pode ser uma das melhores formas de fazer seu dinheiro render e é por isso que essa é uma possibilidade que muitas pessoas procuram. Esse tipo de investimento dá rendimentos todo mês, além de permitir que qualquer investidor tenha acesso a um dos mercados mais importantes da economia. Com os fundos imobiliários, existe um índice que funciona de forma semelhante ao que o Ibovespa é para as ações: o IFIX. 


Os índices de mercado servem como termômetros do desempenho de determinado grupo de ativos e, no Brasil, um índice muito importante, especialmente no setor imobiliário, que vem ganhando cada vez mais relevância entre os investidores é o IFIX. Por conta disso, é fundamental, principalmente para quem pensa em investir neste setor, conhecer esse índice. É com ele que entendemos como o mercado está se comportando, ou seja, se ele está subindo, caindo ou estável.


Se você pensa em investir no mercado imobiliário, seja em imóveis para moradia ou somente investimento, esse post é para você! A Nova Época Imóveis elaborou esse post com todas as informações que você precisa saber sobre o IFIX, como ele funciona na prática e qual sua rentabilidade. Caso, ao final desse texto, você ainda tenha dúvidas, entre em contato com um dos nossos corretores! Nossa equipe está à disposição para te ajudar com o que precisar! 


O que é o IFIX?


IFIX é a sigla para Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários, índice que busca representar o desempenho e a performance média das cotações dos principais fundos de investimentos imobiliários (FIIs) negociados na bolsa brasileira, a B3. Criado em 2011 e divulgado em 2012, o IFIX pode variar de acordo com como seus fundos se comportam em média, seja subindo, descendo ou ficando estável, mostrando o retorno total dos FIIs da bolsa.


O IFIX não apenas demonstra a variação de preços dos fundos, mas também leva em consideração as distribuições de proventos realizadas ao longo do tempo. A divulgação do IFIX é fundamental para que os investidores possam acompanhar a rentabilidade dos fundos imobiliários, dessa forma, é possível comparar a performance desses ativos contra o desempenho das ações da bolsa representados pelo Ibovespa. 
O IFIX é atualizado frequentemente, tendo sua metodologia definida pela B3, gestora da bolsa que determina quem entra. Ou seja, as regras do IFIX valorizam a presença de fundos imobiliários que têm grande volume de negociações, além de se manterem constantes nas carteiras dos investidores ao longo dos anos. 


Quais fundos imobiliários compõem o IFIX?


Os fundos imobiliários do IFIX incluem ativos de variados tipos, como:

 

  • “tijolo” – fundos que investem em diferentes tipos de imóveis, como prédios corporativos, galpões, shoppings, dentre outros;
  • “papel” – apostam em títulos de dívida imobiliária como os certificados de recebíveis;
  • “mistos” – fundos que investem em outros vários fundos ou com a estratégia misturada, podendo ser de desenvolvimento de construções.

 

Os fundos imobiliários do IFIX costumam ser maiores, ou seja, os mais negociados diariamente na bolsa. Como regra, esse índice imobiliário não pode ter nenhum fundo que ultrapasse 20% da sua composição. Ou seja, na prática, o IFIX é bem distribuído dentre vários fundos, sendo assim, ninguém costuma ocupar um tamanho tão desproporcional. Os grandes fundos do IFIX são os que costumam ocupar uma participação de pouco mais de 2% nele. 


Boa parte dos principais fundos do índice atualmente é composto por fundos de “papel”, que costumam ter rendimentos mensais maiores. Porém, é importante ficar atento, pois existe uma constante mudança no cenário imobiliário. 


Histórico e rentabilidade do IFIX


Desde 2012, quando recebeu seu atual nome, o histórico de rentabilidade do IFIX é positivo, acumulando alta de mais de 80%. Por conta da redução da taxa de juros em 2019, o índice teve forte alta, porém, sofreu uma queda grande com a pandemia do Covid. Ele recuperou os patamares anteriores pouco a pouco, desde então, mas sofreu algumas dificuldades pelo caminho. 


O histórico de rentabilidade do IFIX apresenta uma curva de desempenho parecida com a do Ibovespa. Ele costuma aparecer como mais estável que o índice do mercado de ações, mesmo que se valorize bem menos. Ambos seguem caminhos de altas e baixas parecidos, principalmente antes da pandemia, que foi um grande baque no comportamento do setor de imóveis. 


Como investir no índice IFIX?


Diferente de antigamente, hoje já existem diferentes opções para investir diretamente nessa flutuação, mesmo que ainda sejam poucas. Uma forma manual de investir no IFIX é montando uma carteira replicando as principais posições do IFIX, porém isso exigirá muito trabalho. Existem, também, outros índices de fundos imobiliários feitos por corretoras e casas de análise que podem ser inspiração para você montar sua própria carteira, mesmo que ela fique diferente do IFIX.


Caso você ainda não saiba como investir em fundos imobiliários, uma boa dica é abrir uma conta na corretora de investimentos de sua preferência, afinal, é de graça. A Nova Época mesmo disponibiliza seus profissionais para te ajudar com esse passo!


Por que investir no IFIX?


Não é possível investir diretamente no IFIX, somente através de uma carteira criada com uma corretora, porém existem vantagens em montar uma carteira com os FIIs nele listados. Da mesma forma que, quando você vai comprar um carro, por exemplo, você determina que só escolherá os modelos que estão entre os cinco menores consumos de combustível, o IFIX funciona como essa “peneira” com o mercado de fundos imobiliários. 


O IFIX é um ótimo indicador para quem prefere acompanhar o desempenho médio do mercado de fundos imobiliários. Inclusive é uma boa medida para saber se os FIIs, no geral, têm sido ou não um bom e rentável investimento. Ele também serve para o investidor saber se os FIIs da sua própria carteira estão conseguindo superar o índice. Por isso, caso um ativo não conste no IFIX, podemos entender que ele não é seguro o bastante ou pode não apresentar a rentabilidade que você deseja, sendo ideal para quem quer se envolver com esse setor.


Agora que você conhece o IFIX, a Nova Época espera te ajudar a investir no mercado imobiliário de forma mais segura para os seus rendimentos. Caso você pense em investir nesse setor, temos mais informações sobre o mercado imobiliário no nosso blog, não deixe de conferir! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":